La Vingança, uma comédia que diverte sem apelo
Cultura

La Vingança, uma comédia que diverte sem apelo

Filme traz de volta rivalidade entre brasileiros e argentinos e brinca com estereótipos do machismo latino-americano

em 16/03/2017 • 12h00
compartilhe:  

Caco (Felipe Rocha) e Vadão (Daniel Furlan) são melhores amigos e trabalham como dublês. Caco, ao receber um ultimato de sua namorada Júlia (Leandra Leal) decide surpreender a mulher amada com um pedido de casamento em seu local de trabalho. Ao chegar no restaurante onde sua namorada trabalha, ele flagra Júlia transando com outro homem, um renomado chef, argentino. Depois de uma noite regada a álcool para afogar as mágoas, Vadão sugere a Caco um plano de vingança:  irem à Argentina e ficar com inúmeras mulheres argentinas, inclusive da família do tal chef. Porém, nem a viagem nem a vingança saem como planejado.

Um enredo que tem tudo para ser mais uma comédia clichê e sexista, certo? Errado. O que encanta no filme La Vingança não é a história em si, mas a maneira como ela é contada. A forma como os estereótipos são desconstruídos.

Vadão, interpretado por Daniel Furlan, representa a figura superficial do machista, mostrando o quanto é infantil e imaturo de uma maneira engraçadíssima. O ator é um grande achado, possui um timing cômico peculiar e compõe com perfeição esse icônico personagem, que pela frivolidade hilariante se desfaz de qualquer discurso misógino.

Caco, personagem do ator Felipe Rocha, é o elemento dramático do longa que se contrapõe com o pitoresco humor de Vadão, seu melhor amigo. A parceria entre eles equilibra o arco narrativo. A trilha sonora pontua e proporciona um ritmo envolvente ao filme. Ana Pauls e Aylin Prandi são as atrizes argentinas que aparecem em contraposição com os personagens masculinos. Elas encantam e apimentam as cenas em que surgem, trazendo força e vigor a esses delicados momentos do longa.  Aylin Prandi rouba a cena com a sua doce e poderosa voz. La Vingança se difere de outras produções por sua criatividade, um novo e ponderado olhar sobre o entretenimento, originalmente qualitativo.

La Vingança é uma coprodução entre Brasil e Argentina, dirigida pelo estreante Fernando Fraiha, que traz para as telonas um road movie deliciosamente divertido que explora com muito bom humor a rivalidade do Brasil com nossos hermanos argentinos. O gênero road movie é audacioso, tanto para cineastas gabaritados mas, principalmente, para iniciantes como Fernando, ainda mais quando esse estilo faz junção com a comédia. Estreia hoje (16) nos cinemas brasileiros.

Um filme de estrada é um gênero onde a história se desenvolve durante uma viagem e múltiplos desafios se interpõem no decorrer do longa. Sendo um gênero desafiador e com algumas limitações, o filme teria grande chance de não ser convincente em sua proposta.

Fernando Fraiha supera qualquer expectativa, traz originalidade e frescor para os dois estilos narrativos e principalmente para o cinema nacional, um acréscimo em sua abordagem. La Vingança é singular e criativo, com um elenco multifacetado e afinado. O filme é divertimento garantido.

Filme La Vingança estreia hoje nos cinemas brasileiros

Comentários

Comentário